Energia Solar Residencial

Como que Funciona a Energia Solar

Entenda de uma vez por todas em poucos segundos Como Funciona o Sistema Fotovoltaíco, conhecido também como Energia Solar.

A Energia solar é proveniente da luz do sol, sendo ela captada pelas placas solares, que têm como principal função transformar em energia térmica ou elétrica.

Após capturar a luz do sol, a energia gerada é encaminhada para o inversor solar que será instalado na residência.

Esse equipamento transformará a energia produzida no módulo fotovoltaico, que é o do tipo corrente contínua (cc), em corrente alternada (ca) assim ela se torne apropriada para o consumo.

Além disso, os inversores garantem a segurança do sistema fotovoltaico e apresenta informações sobre a produção de energia.

Ou seja, você pode monitorar a produtividade do seu gerador. Depois da conversão, a energia vai para o quadro de luz, onde será distribuído para o imóvel.

Sobre o Painel Solar:

Os painéis solares (Módulos Fotovoltaicos) que são responsáveis da captação da luz do sol para a geração de energia. Eles precisam receber a incidência direta da radiação solar e não pode receber sombras.

Isso é muito importante para que a células fotovoltaicas apresentem uma melhor eficiência na conversão da radiação solar. Pois, quanto mais luz direta o painel solar receber, mais energia elétrica será gerada.

 

Só vou produzir energia quando tiver Sol?

O sistema solar fotovoltaico não precisa de um dia de céu limpo e com muito sol para gerar energia solar.

Em dias nublados as placas solares (módulos fotovoltaicos) também vão produzir energia, porém com uma intensidade menor.

Não há produção de energia no período da noite. Entretanto, quando sistema está conectado a rede de energia elétrica você vai usufruir a energia produzida ao longo do dia.

 

O que é crédito energético?

Vai chegar um momento que, nem toda energia produzida pelo sistema, será consumida, sendo assim o excedente é lançado na rede elétrica. Fazendo com que você ganhe o famoso crédito energético.

Os créditos energéticos são regulamentados pela agência nacional de energia elétrica (Aneel) que estabelece condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica de formas distribuídas, por meio da resolução normativa nº482, de novembro de 2012.

A energia solar é totalmente sustentável, por suprir todos os conceitos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

O potencial da energia solar é excepcional em comparação com qualquer outra fonte de energia, colaborando com a preservação do meio ambiente.

Sendo assim concluimos que investir em energia solar é investir no futuro da sua família e no nosso planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *