A energia solar ou energia fotovoltaica vem ganhando força a cada ano. E se você mora em condomínio de casa, esse artigo é para você.
Além do fato de ser uma energia que gera muita economia para o bolso do brasileiro, tem todo o impacto ambiental que é totalmente positivo para a sociedade afinal de contas, é uma energia verdadeiramente limpa e sustentável.
Energia Solar nas áreas comum do meu Condomínio:
Considerada altamente promissora, pois pode-se instalar um sistema capaz de alimentar todas as unidades e áreas comuns do condomínio.
Por meio de um estudo técnico, deve ser analisado as condições necessárias para a instalação das placas com planejamento do tamanho do projeto e a quantidade de placas solares que será necessário para atender o consumo elétrico necessário.
Vantagens do sistema solar em Condomínio:
As áreas comuns de um condomínio gera um alto gasto de eletricidade mensalmente que com a Energia Solar pode reduzir em até 90%. Uma economia que faz grande diferença no orçamento.
É possível que suas placas solares irão produzir muito mais do que o condomínio precisa, o excedente de energia gerada pelo seu sistema, tem a possibilidade de fornecer essa energia a terceiros e podem até mesmo ser remunerado por isso.
O sistema de geração de energia solar valoriza o condomínio e todos os imóveis nele, pois as vantagens economicas atinge diretamente os moradores.
Outra vantagens que faz a total diferença na energia solar, é que o sistema tem um custo baixo de manutenção, a única preocupação é mantê-lo limpo.
Como instalar em meu condomínio?
É importante salientar que todo e qualquer investimento, realizado em condomínio precisam ser analisado, juntamente com o síndico e aprovado em assembleia.
Por isso, se você busca alternativas para instalar energia solar em seu condomínio, faça um orçamento e tenha projeto em mãos para apresentar aos moradores.
Lembrando que a intalação de um sistema de energia fotovoltaico deve seguir a regulamentação da ANEEL (agência nacional de energia elétrica)..
É possível instalar na minha casa do condomínio?
A resposta é sim, os moradores de qualquer condomínio também podem aderir ao sistema fotovoltaico, através da instalação de painéis solares.
Sempre ressaltando que tem que ser analizado as diretrizes, regulamentos interno do condomínio.
A quantidade de placas e sua capacidade de geração de energia está diretamente ligada a área disponível para instalação. Justamente por isso, que é necessário realizarmos um orçamento individual, analisando cada caso separadamente.
Sendo assim, o ideal é que se tenha espaços abertos, com incidência de luz, preferencialmente sem sombras e com área suficiente para atender a demanda desejada.
Leia também: Como funciona a Energia Solar